08 fevereiro 2009

GATE 7 - 08/02/1981 - 28 anos - Parte 1




No dia 08 de fevereiro de 1981, aconteceu o mais terrivel acidente dentro do futebol grego. 21 torcedores do Olympiacos (sendo um deles do AEK) morreram na saída fechada do portão 7 do antigo estadio Georgios Karaiskakis. Um dia que até agora é lembrado, com missa marcada nesta data todos os anos e o comparecimento de milhares torcedores, da diretoria do clube e dos antigos e atuais jogadores do time.

Vou traduzir um relato que um jornal escreveu em grego, para demonstrar o que aconteceu.

Que a alma desses 21 estejam em um lugar bom e nos torcedores do Olympiacos nunca esqueceremos deles.

Domingo, 8 de Fevereiro 1981, 20h50... A imagem na tv de cores preta e branca para, quando entra o plantão do jornal. Como todos sabemos, quando entrar um plantão desses, algo ruim aconteceu.
O clássico entre Olympiacos e AEK no estádio Karaiskakis foi a maior festa "vermelha" por 90 minutos na historia do time, algo que supreendeu bastante os torcedores. Todos no estadio estavam euforicos do resultado até que o jogador Maik Galakos fez o 6 gol contra o AEK. Ai todos não acreditavam e começaram a comemorar mais ainda essa vitoria de jeito especial.
Os mais fervorosos sempre foram do Portão 7, localizado atrás de um dos gols, aonde fica a torcida organizada chama de "Θυρα 7" (Portão 7). Já no 84' minuto que o Galakos fez o gol, todos queriam sair do estadio e correr na frente dos vestiarios para vangloriar seus idolos, que sequer o jogo tinha acabado ainda.

O relogio marca 16h58 e....para, para para o destino de 21 pessoas. Alguem escorrega empurrando os da frente, todos continuem correndo pra sair do estadio em direção ao portão, do qual tinha que estar aberto minutos antes. Mas infelizmente...o portão estava ainda fechado.

Os torcedores começam a cair no chão, outros caiem em cima dos que estavam no chão, na escadaria. A tragedia esta só começando, os que estão la atras não estão vendo nada e começam a empurrar a multidão, sem saber o que está acontecendo.
O vermelho da paixão, da alegria, o vermelho do nosso Olympiacos começa a ter a cor de sangue...

17:03 Alguns policiais conseguem tirar uma das catracas que ainda estavam no portão, conseguindo tirar bastante gente.
17:15 Mortos e ferios estão sendo levados por 13 ambulâncias e viaturas da policia para o Hospital Tzanio em Pireus.
17:30 Muitos torcedores começam ir para o hospital, com a preocupação de ter perdido algum amigo ou algum parente.
17:50 Os canais de tv começam seu plantões informando sobre o acontecimento. Os canais pedem que medicos em folga voltem rapidamente para o hospital Tzanio e pedem que pessoas doem sangue o mais rapido possivel.
18:20 Chegam no hospital o Ministro de Serviços sociais e comandam pessoalmente toda a organização e ação dos hospitais da região.
18:30 A central de Policia informa todos os policiais que estão em viaturas para doarem sangue o mais rapido possivel. Centenas de policiais doaram sangue.
18:50 Chegam no hospital o Ministro da Casa Civil, vice-ministro da presidencia, altas patentes da policia e as diretorias dos dois times.
19:00 Outros dois hospitais ficam prontos para receber feridos do terrivel acidente.
19:15 Centenas de pessoas aguardam em frente do hospital, esperando a divulgação das listas de feridos e dos mortos.
19:30 Muitos médicos que nem trabalham no hospital comparecem para ajudar e muitos parentes começam a desmaiar.
19:45 A tropa de choque retira a multidão da frente do hospital para facilitar a chegada de ambulâncias, médicos e dos policiais que iriam doar sangue.
20:00 Os primeiros 3 mortos são reconhecidos pelos seus familiares, cenas de total desespero são vistas por todos. Os Giannis Kanelopoulos, Giannis Dialinás e Basilis Mahos são os primeiros dos 21.
20:15 Os policiais da 7a delegacia começam o inquerito no Portão 7, tentando entender o que aconteceu.
20:30 Chega o Primeiro-Ministro Georgios Rallis no hospital, enquanto os gravemente feridos estão sendo transferidos em outros 2 hospitais. Medicos e enfermeiras cheios de sangue começam a gritar os nomes dos feridos para os parentes, muitos deles desmaiam ao escutar os nomes.
21:00 Em torno de 300-400 pessoas tentam invadir o estadio para achar os responsaveis pela tragedia. A tropa de choque é chamada e retiram eles do local.
21:15 O Chefe-diretor do hospital Tzanio